Lorem ipsum dolor sit amet, consecteturadip iscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore sit.

Image Alt

Chips de Vegetais doces

Chips de Vegetais doces

Hoje trago-vos uma receita que combina na perfeição com os nossos veggie burgers e dá aquela sensação de “confort food”, quando nos dão aqueles apetites por batatas fritas.

Aproveito para falar um pouco do tópico “batatas” e explicar porque devemos escolher batata doce ou outros vegetais em substituição da batata branca. 

A batata doce é bem mais interessante de um ponto de vista nutricional do que a batata branca, pois contém mais hidratos de carbono complexos, vitamina A, betacaroteno e minerais como magnésio e cálcio. A batata branca , por sua vez é rica em hidratos de carbono de absorção rápida, ou seja, o açúcar é libertado para o sangue com muito mais rapidez. Não é de estranhar que existam muitas pessoas viciadas em batatas. Quem não adora uma batatinha frita?

Pela minha experiência e pelo que tenho aprendido sobre alimentação ao longo dos últimos anos, posso dizer-vos que o nosso corpo é tão adaptável e flexível que podemos mudar os nossos vícios e gostos. O nosso corpo pede aquilo que conhece e depois de algum tempo a não consumir determinado alimento ele vai deixar de vos pedir. 

Se alguém ainda é muito viciado em batatas fritas, não desesperem…está nas vossas mãos o poder de começar a fazer pequenas substituições que a longo-prazo serão muito mais benéficas para vocês.

Além disso a batata branca pertence a um grupo de alimentos que se chama solanáceas, contêm solanina, um alcaloide considerado tóxico para o corpo quando ingerido em quantidade elevadas. Considera-se que as solanáceas contribuem para um aumento da inflamação das articulações quando ingeridas em quantidades elevadas.

Isto não quer dizer que eliminemos por completo as batatas brancas, comer com consciência é de facto o mais importante. Talvez não seja o melhor alimentos para comermos diariamente, mas podemos inclui-lo ocasionalmente na nossa alimentação e dar preferência à batata doce ou outros vegetais.

Vamos então à receita!

 

Chips de Vegetais Doces

 
Ingredientes:
  • 1 Batata doce laranja
  • 1 Beterraba 
  • Sal
  • Azeite
  • Opcional: Ervas como oregãos, tomilho ou alecrim

Instruções:

1 – Pré aquecer o forno a 180 Cº.

2 – Corta os vegetais e fatias finas e pincela de ambos os lados com azeite .

3- Coloca as rodelas lado a lado (com cuidado para não sobrepor) num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal.

4- Espalha sal e ervas aromáticas a gosto em cima das rodelas dos vegetais.

5- Coloca no forno durante cerca de 20 minutos.

Co-fundadora da BeatRoot

PUBLICAR UM COMENTÁRIO