Image Alt

Naam

Naam

Lembram-se do pão que vos falámos no post anterior, que fica delicioso com os nossos Veggie Burgers? Hoje é dia de vos dar a receita!

O Naam é um pão com origens no Médio Oriente. Trata-se de um pão achatado cozido sobre a pedra ou numa chapa de ferro. Esta receita é inspirada no Naam tradicional, feita com ingredientes de origem vegetal. A fermentação, essa mantém-se fiel à original, feita com leveduras selvagens da nossa massa-mãe. A ancestralidade faz parte da inovação! Este pão pode (e deve, estamos a avisar!) ser comido por todos!

É perfeito para acompanhar os nossos Veggie Burgers. Pode ser servido simples, mas também podemos condimentar com azeite, alho, e tomilho e passar rapidamente na chapa para dourar.

Ingredientes:

– 450 g de farinha de trigo branca
– 50 g de farinha de trigo integral ou kamut
. 100g de iogurte de soja ou outro
– 250 ml de água
– 1 c sopa de azeite
– 1 c sopa de geleia de arroz (opcional)
– Cominho negro
– 50 g de massa mãe OU 10 g de fermento seco *

* se optar por fermento seco, colocar junto com a farinha.

Preparação:

Numa taça grande, misture as farinhas. À parte, dilua o iogurte com a água e a geleia e incorpore na farinha. Envolver tudo muito bem. Deixar repousar entre 30 minutos a 1 hora
Envolver a mssa mãe e começar a amassar 2 a 3 minutos. Juntar o sal e o azeite e amassar novamente até incorporar o sal e o azeite.

Vá dobrando a massa sobre si, pegando nas extremidades e dobrando em direcção ao centro, com pausas de 15 minutos – 4 a 6 dobras, 1 hora. Deixar repousar a massa até esta aumentar de volume – 2 a 4 horas, dependendo da temperatura. Depois, dividir a massa em pequenas bolas de, aproximadamente, 100g.

Deixar repousar entre 2 a 4 horas numa base enfarinhada. Salpicar as bolinhas com cominho negro e estender com um rolo, de forma a ter uma espessura de 1 cm aproximadamente. Salpicar de farinha e deixar repousar 10 minutos.

Cozer numa chapa de ferro pré-aquecida em lume médio, 2 a 3 minutos de cada lado.

Boas receitas!

Co-fundadora da BeatRoot

PUBLICAR UM COMENTÁRIO