Atualmente, a preocupação com a saúde e o bem-estar são cada vez mais comuns. A alimentação e o exercício físico fazem parte desta equação. No entanto, uma das maiores ameaças à nossa saúde é o uso excessivo de agrotóxicos nos alimentos que consumimos diariamente e que ainda não é um tema devidamente falado.
Os agrotóxicos podem causar diversos problemas de saúde, desde alergias até doenças crónicas. Para aqueles que procuram uma vida mais saudável e sustentável, os produtos de base vegetal e biológicos são uma excelente alternativa. Neste artigo, vamos enumerar os 12 alimentos com mais agrotóxicos e explicar por que razão devemos optar por produtos biológicos sempre que possível.
O que são agrotóxicos?
Todos os anos, os EUA publicam uma lista dos alimentos mais contaminados e menos contaminados. Em Portugal, os dados sobre a presença de agrotóxicos nos alimentos ainda são limitados, mas este é um alerta importante para todos nós.
Os agrotóxicos são substâncias quimicas utilizadas na agricultura, para controlar pragas e doenças. Embora possam proteger as culturas, também podem ser prejudiciais para a nossa saúde e para a do ambiente, causando a morte de polinizadores e a diminuição da biodiversidade, tendotambém um impacto negativo na produção agricola.
Os alimentos com mais agrotóxicos
1. Morangos
Os morangos lideram, frequentemente, a lista de alimentos com mais agrotóxicos. Estudos demonstram que uma única amostra pode conter até 20 tipos diferentes de pesticidas! Os morangos são suscetíveis a pragas e doenças, o que leva os agricultores a usar uma quantidade significativa de produtos químicos. Os resíduos destes pesticidas podem afetar o sistema endócrino e até mesmo aumentar o risco de neoplasias.
2. Espinafres
Os espinafres são outro alimento que, geralmente, apresenta altos níveis de agrotóxicos. Os pesticidas encontrados nos espinafres, podem ser prejudiciais para o sistema nervoso e para o fígado.
3. Couve (kale e galega)
A couve é muito usada na nossa alimentação, mas também contém altos níveis de agrotóxicos Os produtos químicos utilizados podem causar problemas respiratórios e neurológicos.
4. Uvas
As uvas contêm frequentemente resíduos de múltiplos agrotóxicos, incluindo imidaclopride e ciproconazol (permitidos em Portugal), que podem representar um risco para a saúde a longo prazo, nomeadamente efeitos negativos no sistema imunológico ou a nível hormonal.
5. Pêssegos
Os pêssegos estão na lista dos alimentos mais pulverizados com pesticidas, já que a sua casca fina permite a fácil absorção de produtos químicos. Os pesticidas utilizados podem afetar o sistema reprodutivo e causar problemas hormonais.
6. Pêras
As pêras não orgânicas contêm uma variedade de pesticidas, como iprodiona e thiabendazol, que podem ser prejudiciais para a saúde, particularmente no sistema digestivo e até a nível da saúde mental.
7. Nectarinas
São conhecidas por serem altamente contaminadas com pesticidas, que podem afetar negativamente a saúde cardiovascular.
8. Maçãs
As maçãs são amplamente consumidas a nível mundial e, infelizmente, estão entre os alimentos mais contaminados com agrotóxicos que podem causar irritações na pele e que têm sido associados também a problemas respiratórios.
9. Pimentos
Os pimentos apresentam, frequentemente, altos níveis de resíduos de agrotóxicos, incluindo acefato e imidacloprid (usados em Portugal), que podem causar distúrbios hormonais e problemas no sistema nervoso.
10. Cerejas
As cerejas, embora deliciosas, estão frequentemente contaminadas com níveis elevados de agrotóxicos, como iprodiona e o carbendazim (permitidos em Portugal), que podem ter efeitos negativos no sistema reprodutivo e estão associados ao desenvolvimento de cancro.
11. Mirtilos
Os mirtilos podem conter diversos resíduos de pesticidas, que podem afetar o sistema imunológico e causar distúrbios neurológicos.
12. Feijão verde
O feijão verde é conhecido por conter resíduos de múltiplos agrotóxicos, que podem ser prejudiciais à saúde. Estes pesticidas estão associados a problemas respiratórios e distúrbios hormonais.
Então tenho de deixar de comer estes alimentos?!
Não, mas algumas práticas podem ajudar a reduzir a exposição aos agrotóxicos:
- Lavar Bem os Alimentos: Lavar os alimentos em água corrente pode ajudar a remover parte dos resíduos de pesticidas. Usar uma escova para frutas e legumes pode ser ainda mais eficaz.
- Remover a cascas: Quando possível, descascar frutas e vegetais pode reduzir a quantidade de agrotóxicos ingeridos, embora isso possa levar à perda de alguns nutrientes.
- Escolher Produtos Biológicos: Optar por produtos biológicos é a melhor maneira de evitar agrotóxicos. É uma das razões pelas quais só utilizamos produtos biológicos nossa marca!
- Compre de Produtores Locais: Apoiar agricultores locais que utilizam práticas agrícolas sustentáveis pode ser uma ótima maneira de obter alimentos mais seguros e frescos!