fbpx

Dicas para reduzir o desperdício alimentar

No dia 29 de Setembro celebra-se o Dia Internacional da Consciencialização para o Desperdício Alimentar, que tem como propósito sensibilizar e alertar para a necessidade de combater o desperdício de alimentos.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), estima-se que um terço dos alimentos produzidos no mundo é perdido ou desperdiçado em alguma fase da cadeia de abastecimento alimentar, querendo isto dizer que entre a produção e o consumo existe uma enorme perda de alimentos. Na verdade, os números são alarmantes – 930 milhões de toneladas de comida vão para o lixo – e é preciso agir.

Felizmente, assistimos cada vez mais à criação de projetos, movimentos e empresas que se preocupam com esta temática, nomeadamente a To Good To Go, através da qual já podemos “salvar” refeições que de outra forma iriam acabar no lixo, ou comprar produtos perto do fim do prazo de validade.

 No entanto, mesmo com tantos movimentos e empresas a aderirem a esta causa, continua a ser frequente sentirmo-nos impotentes e sem saber o que podemos fazer para melhorar a situação. 

Por isso, hoje deixo algumas dicas simples que utilizo em casa para reduzir o desperdício alimentar:

Dicas para reduzir o desperdício alimentar

1. Planear refeições

O planeamento de refeições é não apenas uma ótima forma de comermos de forma mais saudável, como também de utilizarmos os ingredientes que temos em casa e de evitar que se estraguem.

2. Comprar a granel

Ao comprar a granel, estamos a comprar exatamente os alimentos de que necessitamos, na quantidade que precisamos, evitando que os mesmos sejam desperdiçados. Já há muitas mercearias a granel pelo país, inclusive alguns supermercados já tèm a opção de comprar a granel (como o Auchan). Procura um local que venda a granel na tua localidade!

3. Fazer caldos de legumes

https://blogdaspice.com/dicas-uteis/caldos-e-temperos/Em todas as refeições que faço em casa, sobram muitas cascas e talos de alimentos que servem para fazer caldos de legumes caseiros que, de outra forma, iriam para o lixo. Gostamos das dicas da Sofia do Blog da Spice, em especial o artigo sobre caldos de legumes e temperos caseiros, que te aconselhamos a ler.

4. Aproveitar a fruta madura

A fruta madura não tem de ir para o lixo por já não estar “tão perfeitinha”. Assim, pode ser utilizada em purés, papas de pequeno almoço ou até para congelar: quem nunca congelou bananas muito maduras para fazer gelados caseiros tem mesmo de começar a fazê-lo!

5. Armazenar os alimentos de forma adequada

Ao conservarmos os alimentos de forma correta, estamos a permitir que a sua vida útil seja maior, preservando também as suas características como a cor e o sabor.

Da próxima vez que comprares ervas aromática, experimenta envolvê-las num pano húmido no frigorifico e vão durar muito mais tempo. O mesmo se passa com as cenouras que, ao serem colocadas num recipiente com água, ficam duras por muito mais tempo.

6. Escolher alimentos imperfeitos

Existem alimentos à venda (nomeadamente fruta e vegetais) que, por vezes, não têm a melhor aparência e acabam por ser desperdiçados sem que, no entanto, isso esteja relacionado com a sua segurança ou qualidade. Por isso, da próxima vez que vires um alimento “menos bonito”, trá-lo para casa! Se ainda não conheces o projeto Fruta Feia, vai certamente ajudar-te no combate ao desperdício alimentar. 

Outro aspecto importante, reside no facto de, por exemplo, as bananas “individuais” serem as mais desperdiçadas nos supermercados. Então, da próxima vez que fores às compras, aproveita para ver se existem bananas individuais perdidas a um canto e faz uma escolha consciente!

7. Aproveitar todas as partes dos alimentos

Da “raíz à rama” é um lema que gostamos de aplicar (e também um livro sobre desperdício alimentar que aconselhamos e gostamos muito, da querida Sofia Magalhães). Desde a rama das cenouras, que fica deliciosa em pesto caseiro, à casca do limão e da laranja, tudo se pode aproveitar com criatividade. Por isso, começa a pesquisar receitas com estes ingredientes e vais surpreender-te!

Vamos juntos reduzir o desperdício alimentar?

× Fale connosco