Esta marmita com almôndegas vegan de feijão e beterraba, as nossas Veggie Balls HeartBeet, é um exemplo simples de como podemos, com alimentos da estação, ou outros que gostamos, montar uma refeição saudável e rápida. E não há lugar a desculpas, pois esta receita faz-se em 10 minutos!
Para esta marmita vegan, só precisas de uma chapa de ferro ou uma frigideira, de um tacho pequeno e alguns vegetais. Quanto a molhos para ligar tudo, tens aqui na nossa página muitas opções, basta procurares a que mais te agrada!
Ingredientes da Marmita Vegan de Primavera
As cores reflectem características das plantas. Do ponto de vista energético (ou seja, yin/yang), as cores são classificadas como tendencialmente mais yin (verde, azul, roxo) ou mais yang (amarelo, castanho, vermelho). É uma forma de entendimento que podemos usar para gerar polaridade e equilíbrio no nosso prato.
Se reparares com atenção, também na natureza as cores variam conforme as estações. E agora que estamos na Primavera a cor verde está em força nos seus variados tons: é altura para comermos muitos vegetais verdes!
Claro está que, para gerar equilíbrio. precisamos de complementar as nossas escolhas com alimentos que polarizam com aqueles. Portanto, vamos também utilizar alimentos mais yang e assim criar equilíbrio: tons vermelhos, amarelos ou laranjas, é o nosso gosto que decide (pois o sabor também é indicativo da qualidade energética do alimento, tema que partilhei anteriormente num post sobre as estações do ano).
Esta marmita vegan, saudável e nutritiva é perfeita para uma refeição descomplicada e rápida.
Marmita de Primavera com Almôndegas de Feijão e Beterraba
Ingredientes
- Cuscuz de espelta água, azeite, alho picado
- 1 ramo de coentros
- Fio de azeite
- Sumo de limão
- Sal q.b.
- Espargos
- Tomate cherry
- Rabanetes
- Almôndegas Heartbeet
- Farinha de milho ou sêmola de milho
- Molho a gosto
Preparação
- Começa por fazer um cuscuz de espelta, que é um cereal indicado para a Primavera. Aquece um fio de azeite com um dente de alho picado, junta 1 chávena de água, sal e deixa ferver. Adiciona 1 chávena de cuscuz e tapa, deixa repousar 10 minutos e solta com um garfo.
- À parte, passa com a varinha um ramo pequeno de coentros com um fio de azeite generoso, um pouco de sumo de limão e sal. Junta este preparado ao cuscuz e envolve bem.
- Aquece uma chapa de ferro, passa um pouco de azeite com um papel (para não ficar demasiado concentrado) e grelha os espargos com uma pitada de flor-de-sal. Devem ficar ligeiramente acastanhados na superfície. Assim ficam mais equilibrados, pois os minerais que se libertam na confecção equilibram o processo diurético gerado pelos espargos.
- Selecciona tomates cherry, corta rabanetes em quartos e salpica com vinagre de ameixa ou sal e vinagre de maçã.
- Corta metade de um abacate e lamina a polpa, salpicando de sal e limão para que não oxide.
- As almôndegas HeartBeet podem ser panadas com farinha de milho ou sêmola, e fritas em óleo abundante ou azeite, mas também podes levá-las ao forno. Gosto de as fritar de vez em quando (acompanho com rabanetes para ajudar a eliminar a gordura): ficam muito saborosas e conservam-se melhor durante o dia, mantendo-se crocante no exterior e húmidas no interior. Assim tens uns pastelinhos HeartBeet!
- Agora só falta escolheres o teu molho favorito! Eu cá juntei a maionese de mostarda!