Se se utilizar a massa-mãe, deverás tê-la já pronta para usar quando começares a fazer a receita. No caso de usares levedura, vamos retirar 10 g de bebida vegetal à receita.
Começar por colocar as farinhas numa taça e misturar bem.
Fazer um buraco no centro da farinha e adicionar a bebida vegetal, o óleo, a geleia de arroz e o sal. Juntar também o fermento, seja ele a massa-mãe ou a levedura seca.
Com os dedos, misturar os líquidos com a farinha e começar a amassar. É importante repousar a massa enquanto é amassada, ou seja, fazer pausas de 5 minutos entre o amassar. Quando se obtiver uma massa homogénea e lisa, está pronta!
Formar uma bola e untar ligeiramente com óleo, para evitar que seque.
Deixar a massa repousar numa taça coberta com um pano húmido até que dobre de volume. Se se utilizar levedura seca, é mais rápido (2 a 3 horas). Se se utilizar a massa-mãe, demora mais um pouco (6 a 8 horas). É importante que a temperatura ambiente esteja à volta de 24 graus. Se estiver muito baixa pode demorar mais tempo.
Dividir a massa e 6 partes iguais e voltar a formar pequenas bolas.
Cortar 6 quadrados de papel vegetal com 5 a 6 cm. Reservar.
Agora, com o rolo de tender, estender cada bola em forma oval com aproximadamente 1 cm de espessura. Pincelar com um pouco de óleo e dobrá-la ao meio, obtendo um meio círculo ovalado. Colocar sobre o papel vegetal para repousarem e crescerem (1 a 3 horas dependendo do fermento utilizado).
Aquecer uma panela com água no fundo e colocar um “steamer” na base, onde irão ser colocados os pãezinhos. Cozinhar por 15 a 20 minutos em lume alto. Verificar que a água não se evapora na totalidade.
Nos entretantos... fazer o chutney e os falafel!