Uma salada bem nutritiva!
Esta salada de cevada com falafel é uma opção deliciosa para os dias de primavera que se avizinham. Rica em fibras, antioxidantes e minerais como o selénio, este cereal a é um óptimo acompanhamento para um prato nutritivo.
A salada de cevada com os nossos falafel traz-nos sabores únicos e uma textura bem agradável, com os espargos, o pimento vermelho e um molho rápido que vais querer fazer!
Sobre a cevada
É um cereal muito nutritivo e depurativo. Tem propriedades terapêuticas muito interessantes, nomeadamente para o fígado e intestinos, sendo usada desde a Antiguidade para muitos problemas de saúde.
Dicas para a receita de salada de cevada
- A cevada, como a maior parte dos cereais integrais, torna-se mais fácil de digerir e cozinhar se for demolhada. Por isso, apesar de poder ser cozinhada sem ser demolhada, recomendamos vivamente que o faças!
- Se não utilizares panela de pressão para esta receita, deverás aumentar quantidade de água para o rácio de 1: 2+1/2. Além isso, a cevada deverá cozinhar em 45 minutos e não em 30.
- Tal como a cevada, também os germinados são alimentos indicados para nutrir o fígado e trazer frescura ao nosso prato. Caracterizam-se por ter uma energia ascendente fresca, tal como a Primavera.
- Podes utilizar a sobra dos talos fibrosos dos espargos para dar sabor num caldo ou sopa e retirar antes de triturar. Assim, evitas o desperdício alimentar e trazes ainda mais sabor a um prato!
Salada de cevada vegan e falafel
Uma salada com sabor a primavera, nutritiva, saudável e cheia de texturas para tornarem uma refeição vegan deliciosa!
Imprimir
Pin
Ingredientes
- 200 g Cevada perolada em grão
- 1 Cebola
- 1/2 Pimento vermelho
- 1 molho de espargos verdes
- Germinados a gosto
- 1 molho de salsa
- Azeite
- Shoyu
- Vinagre de arroz
- Sal
- 1/2 embalagem falafel Beatroot
Preparação
- Deixa a cevada de molho no mínimo por 8 horas.
- Coloca a cevada na panela de pressão (ou numa panela normal ) com 1 para 1,5 de água em volume e uma pitada de sal e alga kombu.
- Cozinha 30 minutos depois de ganhar pressão. Destapa e deixa arrefecer.
- À parte, pica a cebola, o pimento e a salsa, coloca numa taça para envolveres o molho que irás fazer.
- Junta 2 colheres de sopa de azeite com 1 de molho de soja e 1 de vinagre de arroz. Mistura bem com varas de arame ou colher. Adiciona sobre os legumes picados e deixa marinar uns minutos
- Lava os espargos e retira a parte inferior mais fibrosa (basta fazer um pouco de pressão de baixo para cima e quando partir, está feito!)
- Entretanto, aquece uma frigideira, Passa-lhe um pouco de azeite quando estiver quente e coloca os espargos e uma pitada de sal. Mantem o lume médio.
- Vai virando os espargos para cozinharem de forma homogénea sem queimar, cerca de 5 min.
- Prova e, quando estiverem tenros, retira-os do lume e reserva.
- Agora já podes fazer a salada: mistura o picadinho com a cevada e prova os temperos e se necessário adiciona mais sabor. Corta os espargos em palitos pequenos e mistura na salada, deixa as pontas para decorar e junta os germinados e o falafel. Usufrui!