fbpx

Receita de couve coração grelhada com falafel

A couve é uma crucífera, assim como os brócolos, e contém ferro, cálcio e vitaminas. Temos o costume de cozê-la e usá-la na sopa, mas fica deliciosa se grelhada (e é também uma óptima forma de variar os métodos de confecção!).

Esta receita de couve coração grelhada vai fazer até com que os menos fãs de couve fiquem convencidos! Então se for acompanhada com o nosso molho de caju e ervas e com os nossos falafel, temos a certeza que vão querer repeti-la vezes sem conta!

Devemos evitar comer as couves cruas, já que são bociogénicas ou seja, inibem a absorção de iodo pela tiróide. Além de terem muitas vitaminas e minerais, as couves também contêm sulforafanos, compostos antioxidantes e anti-tumorais. Deixamos uma curiosidade importante: estes sulforafanos conseguem ser preservados cortando as couves pelo menos 40 minutos antes de cozinhar, fazendo com que o calor não destrua esta enzima!

Receita de Couve Coração Grelhada no Forno

Ingredientes:

– 1 couve-coração

– 2 dentes de alho

– Azeite q.b.

– Vinagre de arroz q.b.

– Sal marinho

Para servir: molho de ervas e caju e falafel

Preparação:

1. Lavar bem a couve inteira.

2. Cortá-la em 4 partes, de forma a obter pedaços grandes e unidos na base, para não se separarem as folhas.

3. Levar ao forno envolvida em papel vegetal ou outro material e deixar assar por 15 minutos.

4. Retirar a couve do papel e deixar assar, para secar e corar, por mais 10 a 20 minutos. Vigiar para que não se queime.

5. À parte, fazer um molho com azeite, sal e o alho picado.

6. Juntar azeite numa frigideira e deixar aquecer bem. Colocar sobre a couve e salpicar com vinagre de arroz opcionalmente.

7. Servir com o molho verde de ervas e caju, os nossos falafel crocantes e ficamos com um prato de lamber os dedos!

Bom apetite!

× Fale connosco