Os pratos vegan não têm de ser aborrecidos. E com esta receita de sushi vegan conseguem perceber bem porquê! As nossas almôndegas, feitas de beterraba, feijão branco, quinoa e figo, são a grande estrela do prato e vão surpreender qualquer um – sim, mesmo os não vegetarianos.
Contrariamente ao tipico sushi onde temos de ficar horas a fio na cozinha, este prato de sushi vegan é muito mais simples do que parece!
Ingredientes para esta receita
Almôndegas vegan Heartbeet: As nossas almôndegas fazem com que este sushi seja especial e tenha um sabor bem docinho!
Arroz semi-integral ou branco: Normalmente, o arroz típico de sushi tem açúcar na sua composição. Ao fazermos o nosso próprio arroz, podemos não colocar qualquer adoçante e até podemos usar arroz semi-integral para ficar um prato mais rico nutricionalmente e com maior aporte de fibra.
Alga nori: O que seria do sushi sem alga nori? A alga nori traz o sabor a mar a este prato, e também é rica em minerais e em iodo!
Ingredientes
- 6 veggie balls Heartbeet
- 2 chavenas arroz semi-integral ou branco
- 1 folha alga nori
- Água
- Alho
- Louro
- Azeite
- Sal marinho
Preparação
- Começar por pré-aquecer o forno a 180ºC e colocar as almôndegas sobre papel vegetal, pincelando-as com um pouco de azeite. Quando estiverem ligeiramente tostadas, retirar e deixar arrefecer.
- Colocar num tacho 3 chávenas de chá com água, uma pitada de sal, uma folha de louro,um dente de alho esmagado e um fio de azeite. Levar ao lume e, quando ferver, juntar o arroz. Tapar e deixar em lume brando por 15 minutos. Depois de apagar, deixa-se o arroz em repouso mais 5 minutos. Solta-se com uma colher de pau ou um garfo para arrefecer mais rapidamente.
- Humedecer a palma das mãos e retirar uma porção de arroz do tamanho de uma bolade ténis, prensando-a ligeiramente para a agregar.
- Espalmar o arroz na mão e colocar uma almôndega no centro. Fechar a mão de forma a envolver a almôndega com o arroz e, se necessário, juntar um pouco mais de arroz para fechar bem a cobertura.
- Agora, pode dar-se a forma triangular à bola de arroz. Para isso, é necessário achatar abola e, com delicadeza, criar um triângulo firme. Já temos um niguiri! Cortar uma tira de alga e colocá-la a partir da base a envolver o niguiri.