Há algo muito reconfortante no som da massa de tempura a escaldar e naquela primeira mordida de uma massa crocante! Ou será só de nós?

Esta receita de tempura de abóbora vegan, deliciosa a acompanhar o puré de castanha e Veggie burger de feijão preto e cogumelos no pão, leva este prato a um novo patamar, oferecendo uma opção sem produtos de origem animal que não compromete, de forma alguma, o sabor ou a textura!

Tempura

A tempura, uma tradição culinária japonesa, cativou pessoas em todo o mundo com a sua textura leve e crocante e a capacidade de transformar simples vegetais em verdadeiras delícias.

Para aqueles que adotam um estilo de vida vegan ou que optam por fazer mais refeições à base de plantas, surge a pergunta: É mesmo possível fazer uma tempura vegan? Bem, a nossa resposta é um grande sim!

A tempura de abóbora vegan não é apenas um prato, é também uma celebração do outono nos nossos pratos, e uma demonstração de que a cozinha 100% vegetal pode ser – e é – tão saborosa e incrível!

Tradicionalmente, a tempura envolve revestir vegetais ou frutos do mar numa massa leve e fritá-los até dourar perfeitamente. O resultado é um exterior crocante que dá lugar a uma delícia perfeitamente cozida por dentro.

Como fazer a melhor tempura vegan

Criar uma massa de tempura vegan requer um bocadinho de criatividade, mas não é um bicho de 7 cabeças.

A massa tradicional consiste em farinha, água e, às vezes, ovo. Para uma versão 100% vegetal, o ovo pode ser substituído por diversas alternativas como ovo de linhaça, água com gás ou bebida vegetal. 

Além disso, o óleo deve estar quente o suficiente para criar aquela crocância característica, mas não demasiado quente ao ponto de queimar a massa. Fritar em pequenas porções, de forma a manter a temperatura do óleo, é uma boa estratégia para a tempura vegan perfeita.

As melhores combinações

Embora a tempura tradicional geralmente inclua frutos do mar, a versão vegan usa os sabores vibrantes dos vegetais.

  • Batata doce, abóbora, curgete, cogumelos, as possibilidades são infinitas e deliciosas!
  • Esta tempura vegan também pode servir uma deliciosa sobremesa de Inverno, sendo para isso necessário juntar uma calda de geleia de arroz e raspas de laranja!
× Fale connosco